Friday, November 30, 2007
Thursday, November 29, 2007
Wednesday, November 28, 2007
Tuesday, November 27, 2007
Monday, November 26, 2007
Horizonte Tattoo
Chega a BH a primeira revista de Tatuagem e Piercing: Horizonte Tattoo.
O principal objetivo da revista é divulgar estúdios de tatuagem que muitas vezes não têem espaço na mídia e criar uma alternativa para o público ter um maior acesso aos tatuadores profissionais de Belo Horizonte.
Cada publicação da reviata terá uma matéria com assuntos relacionados à tattoo e uma entrevista com personalidades da área e várias páginas que com trabalhos dos profissionais e body pirceres de Belo Horizonte..
Na primeira edição apresentaremos um pouco a cerca da origem e da história da tattoo, com destaque aos pontos referentes à arte é milenar. O entrevistado da primeira edição é o Sufá Tattoo, há mais de doze anos trabalhando como tatuador.
Ana Paula - ENTREVISTA
Dona de uma personalidade forte, com 80% do corpo tatuado e sem papas na língua, esta escorpiniana é presença fácil nas noites de Belo Horizonte.
Sua figura marcante que hora agride os puritanos, hora fascina os de mente aberta, provoca as mais diversas reações por onde passa.
Aos que não a conhecem à primeira vista, sua imagem pode parecer agressiva, mas quando se tem a oportunidade de melhor lhe observar, descobrimos que por traz da mulher gerreira, tem uma menina tímida.
Ana Paula, ou Annie Paul como é chamada, é esta mistura de pureza e caos. Uma pessoa ímpar que aqui você poderá começar a conhecer.
Ana, quando você se interessou pelo diferente?
Ainda criança eu costumava ficar fascinada com tudo que era exótico, diferente, principalmente se o exótico era preto.
Desde os 12 anos que me identifiquei com o lado obscuro das coisas e a cor preta me chamava muito a atenção.
A partir daí meu vestuário foi se tornando cada vez mais preto até que aos 13 anos só usava esta cor.
Não digo realmente que me interesso pelo diferente em sí, mas no que representam as atitudes.
Eu particularmente uso o preto porque em primeiro lugar é a cor que mais gosto, em segundo lugar porque representa o lado obscuro que me atrai e em terceiro, claro, porque amo o Heavy Metal.
Suas tatuagens em geral possuem temas relacionados ao paganismo e seres infernais. Porque aderiu a estes motivos?
Acredito que a tatuagem deva expressar os verdadeiros sentimentos de quem a utiliza e no meu caso, exteriorizo em meu corpo minha total apatia em relação à bondade humana. Gostaria de tatuar flores e pássaros coloridos se percebece alguma possibilidade do ser humano ser diferente para com seu planeta, para com seu próximo.
Ao contrário, à cada dia só vejo aumentar as injustiças e a imundície que aflora em todo campo político e social deste país e porque não, deste mundo.
As minhas tatuagens obscuras representam esta visão política e meu corpo pode ser então, o modo que encontrei para demonstrar toda minha indignação quanto a isto.
Sua visão política é impressionante. De onde vem estas certezas?
Pode parecer um tanto demagôgo dizer isto, mas de minha família mesmo.
Meu pai é uma pessoa de mente muito aberta e com uma visão crítica do mundo que me marcou muito e talvez seja o meu maior exemplo de luta contra os preconceitos. Ao contrário, minha mãe é uma pessoa totalmente religiosa, quase uma beata, que sempre quiz me impor suas crenças advindas de gerações de católicos praticantes. Convivi diariamente na minha infância com este paradoxo e de alguma forma isto me abriu a mente para as realidades do mundo. Se hoje tenho uma visão da realidade de como o mundo se transformou numa caixa de pólvora pronta para explodir, é porque desde cedo tive a oportunidade de enxergar o lado da consciência livre e também da tolida pela crença.
Seus pais. Como encaram sua postura e principalmente seu visual?
Meu pai apesar de preferir que eu fosse uma menina digamos "normal" como qualquer pai cuidadoso, encara numa boa minha iniciativa de tentar ser eu mesma. Ele não me critica por ter um visual diferente e apóia minhas idéias e a profissão que escolhi. Já minha mãe, como não poderia deixar de ser, não aceita minha postura em relação a religião, as roupas que visto e nem de longe acredita que o body piercing é uma profissão de verdade. Para ela eu vivo num mundo de fantasias e que um dia vou acordar e rezar uma novena com ela.
Além de filha você também é mãe. Conte um pouco sobre isto.
Sim. É verdade. Tenho uma filha de 4 anos, razão da minha vida. Hoje como mãe eu até entendo o que a minha deseja para mim. Mas sei também que minha filha terá o direito sagrado de escolher seu próprio destino e não quero para ela um futuro de mentiras. Hoje em dia as crianças, desde muito cedo, recebem todo tipo de imformação precocemente e entendem muito bem o que acontece ao seu redor.
Procuro mostar para a Ághata que ser uma menina legal é saber respeitar para ser respeitada. E isto eu acredito, é o maior preceito que um pai pode passar para seu filho. Com a maternidade aprendemos que existe um vínculo muito forte entre os seres humanos e minha filha veio para me trazer esta esperança de que ainda poderá haver um mundo melhor desde que as crianças de hoje sejam preparadas para a realidade global e não apenas para seguir dogmas a muito falidos.
No meio adolescente você é idolatrada. Você acha que está influenciando a juventude com seu modo de ser e agir?
Acredito que a mídia influencia as pessoas. O indivíduo quase não tem este poder. Quando uma menina de 14 anos chega perto de mim e me pede um autógrafo, muitas vezes não sabe quem eu sou mas vê em mim um espelho daquilo que indiretamente a estão transformando. Acho triste saber que as criancas de hoje não são preparadas para entender seu tempo e por isto, muitas vezes na forma de rebeldia tentam ser diferentes e agir nem sempre da forma que se esperaria, para demonstar que existe além de um filho cujas responsabilidades são enormes para sua idade, uma pessoa com sentimentos, alegrias e tristezas, cheias de vontade de ser algo na vida mas que sempre batem com o problema da imposição familiar. Se amanhã surgirem centenas de novas Ana Paulas por aí, não atribuam a mim a responsabilidade, mas sim ao simples fato de a própria sociedade estar criando uma nova geração de céticos que não acreditam e não querem seguir os pseudo-valores impostos pela manipulação de massa.
Quando e como você comecou a colocar piercing?
Profissionalmente a 9 anos atrás quando completei 18 anos, época que fui trabalhar no Exotic Estúdio do Magrão na Savassi, mas desde os 13 anos já gostava de me perfurar. Meus primeiros piercings eu mesma apliquei em mim e meu primeiro furo foi um piercing no nariz. Segui lotando as orelhas, perfurando a lingua, supercílio e o umbigo.
Não digo de forma alguma que outras pessoas tentem fazer o mesmo. Pois antes de me perfurar sozinha já tinha tido a oportunidade de conversar com profissionais e buscar toda informação sobre estes procedimentos. Hoje em dia as pessoas vão fazer seu piercing e nem sequer procuram saber sobre a procedencia da jóia, as complicações decorrentes do uso indevido, dos riscos para a saúde, etc... e isto é uma questão que deve ser muito bem observada.
Por sorte à medida em que o piercing se populariza, está havendo também uma grande campanha para a conscientização sobre os riscos da prática nos meios de comunicação e até mesmo entre os adolescenters que já estão criando um senso crítico mais apurado em relação às questões de saúde como no caso da Aids.
E suas tatuagens. Quando fez sua primeira?
Aos 18 anos com o André Tattoo do New Look. Não tinha me tatuado ainda pois meus pais proibiam que eu me tatuasse enquanto menor de idade, mas como não podia deixar de ser, assim que completei a maioridade realizei meu sonho de possuir uma tattoo. Hoje em dia tenho quase 80% do corpo tatuado e ainda pretendo fazer mais algumas... Acho que ainda tem muito espaço (brinca).
Você que já está no meio profissional a quase dez anos, dever ser muito perguntada se tatua. Realmente isto acontece?
Sim. E como. Tenho muitos clientes de piercing que sempre dizem que se eu fosse tatuadora iriam fazer comigo. Na verdade eu já andei namorando a tatuagem. Possuo um material básico que estou utilizando para dar minhas primeiras agulhasdas. Tenho treinado um pouco e estou amando esta possibilidade de extender meu conhecimento dentro daquilo que amo.
A tatuagem é muito técnica.
Tenho acompanhado em meu prórpio corpo a diferença do trabalho de um profissional para outro no tocante à técnicas de aplicação, maior ou menor gráu de sofrimento nas seções, etc... Acho que isto vai me ajudar muito pois tenho mais de 300 horas de tatuagem em meu corpo e isto realmente faz alguma diferença.
Por outro lado, eu tenho plena consciência do que a tatuagem representa, e não vou sair por aí estragando peles. Pretendo fazer um bom curso de tatuagem e praticar muito e muito em pele de porco, pele artificial, etc.. até me sentir totalmente segura e começar a praticar em pele humana.
Hoje em dia com a facilidade de acesso a materiais, onde se encontra kit de tatuagem até por R$200,00 dava para prever que o nível da tatuagem estaria comprometido devido ao despereparo daqueles que começam comprando um kit e saem por aí ganhando dinheiro fácil de pessoas desavisadas.
Se um dia me tornar tatuadora, pode ter certeza, que foi depois de ter estudado muito. E disto não abro mão.
Qual o seu estilo preferido?
Tanto para me tatuar, quanto para tatuar os outros, prefiro o Black and Gray. Realmente o que mais gosto são trabalhos em preto e cinza. Gosto de desenhos bem sombreados com temas sinistros e nesta linha me identifico muito com o trabalho do Paul Booth que com certeza será uma das minhas inspirações para trilhar meu caminho na tatuagem.
Cite um tatuador brasileiro que você também admira.
Carlos Cabral. Este cara tem uma técnica que me impressiona.
Tatuagens e piercings ja foram taxados muito negativamente. Você sofre ou já sofreu preconceito?
Antigamente era bem pior. Pessoas sem informação te atacavam simplesmente por não aceitar uma nova questão estética. Tatuados e piercerizados eram taxados como marginais, gente que não presta, normalmente associados às drogas ou ao crime.
Hoje, diante da grande exposição que a mídia faz diariamente de famosos tatuados ou com piercing, quando debatem o comportamento em rede nacional ou entrevistam profissionais sobre o tema ou mesmo ao brir um salgadinho, encontramos tatuagens para crianças, temos uma maior abertura na consciência das pessoas e gradativamente o piercing e a tatuagem vem adquirindo status aceitável dentro da sociedade.
A discriminação ainda existe e forte. Mas eu sou uma profissional da área e exigo respeito. Quem não gostar do meu visual que mude de mesa ou atravesse a calçada. Eu não vou me abater por saber que quem me discrimina não sabe quem eu sou.
Como é para você expor-se em público?
Pode não parecer mas eu tenho realmente um problema com isto. Sou tatuada e ponto final. Eu gosto de mim assim e não me acho anormal. As pessoas ao contrário quando me vêem pela primeira vez se assustam ou ficam muito curiosas e eu não gosto disto. Sou uma pessoa, pode não parecer, extremamente tímida, e o olhar de curiosidade ou reprovação das pessoas me incomoda um pouco, por isto evito frequentar locais onde eu seja a atração, como uma aberração de circo. Sou uma mulher normal, com sentimentos normais e desejos também normais. Não vivo e não prego o preconceito e não gosto de ver pessoas sendo discriminadas. Seja por sua cor, seja por sua crença seja por sua postura diante da sociedade. Acredito que todas as pessoas são livres para se expressarem e meu visual é apenas isto: uma forma de expressão. Mas não aceito de ultrapassem o limite de minha individualidade e muito menos que me vejam como alguém diferente, por mais que possa parecer.
Aonde a tattoo dói mais
Política de Privacidade
Este site pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador.
Os cookies que são utilizados neste site podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em
tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador.
Usuário tem a possibilidade de configurar seu navegador para ser avisado, na tela do computador, sobre a recepção dos cookies e para impedir a sua instalação no disco rígido. As informações pertinentes a esta configuração estão disponíveis em instruções e manuais do próprio navegador.
Tatuagem x Dor nas Mulheres
Muitas vezes os profissionais da tatuagem e do piercing ouvem de suas clientes que naquele dia o procedimento doeu mais que nas outras vezes.
Estas reclamações, comuns nos estúdios, muitas vezes podem estar relacionadas ao ciclo menstrual da paciente que nestes períodos estão mais suceptíveis à dor do que nos períodos neutros dos ciclos.
Nas vésperas da ovulação a mulher normalmente poderá apresentar alguns dos sintomas que variam entre a simples alteração de humor a graves crises de dor abdominal conhecida como Dismenorréia.
Existem dois tipos de dismenorréia. Cólicas menstruais primárias não possuem causa orgânica ou física. Cólicas secundárias possuem causa orgânica definida ou causa relacionada com aquilo que está ocorrendo com o corpo.
A dor menstrual está relacionada com a ovulação. Mulheres que ovulam produzem um ovo para concepção. Também produzem o hormônio progesterona. Esta produz níveis elevados de outra substância química, as prostaglandinas. As prostaglandinas provocam contrações musculares e cólicas. Mulheres que apresentam dismenorréia também têm níveis mais elevados de prostaglandinas.
A causa da dismenorréia primária é desconhecida. Sabe-se que níveis elevados de prostaglandinas representam uma causa química da dor. Na dismenorréia secundária podemos ter problemas físicos ou anatômicos. Esses incluem:
Endometriose, na qual o tecido do endométrio, que preenche a cavidade uterina, aparece em outras regiões da cavidade pélvica, doença inflamatória pélvica (DIP), cistos ovarianos, presença de dispositivos intrauterinos DIU), adenomiose ou crescimento do revestimento uterino para dentro da musculatura uterina, fibróides uterinos, aderências pélvicas, tecido cicatricial devido a cirurgias anteriores, fatores emocionais e psicológicos, especialmente em adolescentes, interrupção de contraceptivos orais, síndrome do estresse pré menstrual.
Neste período poderá apresentar entre outros, os seguintes quadros:
Irritabilidade (nervosismo), Ansiedade (alteração do humor com sentimentos de hostilidade e raiva), Depressão (com sensação de desvalia, distúrbio do sono, dificuldade de concentração)Cefaléia (dor de cabeça), Mastalgia (dor ou aumento da sensibilidade das mamas), Retenção de líquidos (inchaço ou dor nas pernas),
Sensibilidade no baixo ventre
Cansaço
Buscando aliviar o sofrimento das pacientes estamos disponibilizando no site uma ferramenta que simula o período menstrual, mais propenso a aumentar a sensibilidade em procedimentos de tatuagem e esperamos que seja útil para você.
Outra ferramenta que poderá lhe auxiliar a escolher o melhor período para realizar sua tatuagem é o Biorritmo...
Quase tudo o que acontece na natureza é periódico. Somos influenciados pelas mudanças cíclicas das estações do ano, pelas fases da Lua, pela alternância do dia e da noite, etc. e os setores de nossa vida acabam sendo influenciados por esses ritmos.
Cientistas descobriram períodos cíclicos no corpo humano e os denominaram biorritmos.
Estes ciclos podem influenciar a força física, a coordenação motora, a resistência às enfermidades, a estabilidade mental, os humores, o pensamento lógico, o aprendizado, etc.
Os biorritmos vão mostrar as suas reais capacidades - positivas ou negativas - relativas a esses assuntos ao longo do mês.
São quatro os ciclos de biorritmo conhecidos:
Ciclo Duração Tem Correspondência com:
Físico 23 dias Força física, disposição, coordenação motora, vontade, resistência às doenças e às dores
Emocional 28 dias Criatividade, estabilidade mental, humores, sensibilidade emocional
Intelectual 33 dias Habilidade para aprender, pensamento analítico, lógica, memória, tomada de decisão
Instintivo 38 dias Instinto e percepção inconsciente
Cada um destes ciclos tem o seu ponto de partida no instante em que a pessoa nasce.
Neste exato momento, iniciam-se todos os seus ciclos biorrítmicos.
FASE POSITIVA ( + )
Inicia-se no nível zero ( 0 ), subindo até o ponto máximo do gráfico,
para em seguida descer até o nível zero novamente.
Durante toda a trajetória em que a linha colorida permanece acima do nível zero
é considerada a Fase Positiva do ciclo representado por essa linha.
Durante esta fase as habilidades associadas com esse ciclo estão altas.
FASE NEGATIVA ( - )
Inicia-se no nível zero ( 0 ), descendo até o ponto mínimo do gráfico,
para em seguida subir até o nível zero novamente.
Durante toda a trajetória em que a linha colorida permanece abaixo do nível zero
é considerada a Fase Negativa do ciclo representado por essa linha.
Durante esta fase, as habilidades associadas com esse ciclo estão diminuídas.
DIA CRÍTICO
Toda vez que um linha colorida cruza o nível zero no sentido descendente diz-se que aquele é um Dia Crítico.
As habilidades associadas com o ciclo são instáveis nesse dia, e você deverá tomar maiores cuidados.
Isto se justifica pois o ciclo está mudando de sua Fase Positiva para a Fase Negativa.
No gráfico, o Dia Crítico está representado por um quadrado vermelho desenhado abaixo da coluna do dia do mês.
DIA SEMI-CRÍTICO
Quando a linha colorida estiver cruzando o nível zero no sentido ascendente, diz-se que aquele é um Dia Semi-Crítico.
Quando o dia é Semi-Critico acontece a mesma instabilidade ocorrida em Dia Crítico, porém com menor intensidade, já que está havendo uma mudança de sua Fase Negativa para a Fase Positiva do ciclo.
No gráfico, o Dia Semi-Crítico está representado por um quadrado azul desenhado abaixo da coluna do dia do mês.
Referencia: Agenda da Saúde / Pseudo Psicologia
Paulo Fernando - ENTREVISTA
Paulo Fernando, você está lançando no Brasil as Tintas Electric Ink. Conte-nos o que o levou a começar a fabricar estas tintas.
sempre gostei de fabricar e desenvolver qualquer coisa relacionada a tatuagem.
Fiz a minha primeira tattoo em Vitória no Espírito Santo com um tatuador chamado Tyrone, com a compania de meu pai que me levou e acompanhou a tattoo que era um pequeno cavalo marinho que fiz nas costas. A partir daí, construí minha primeira máquina com motor de carrinho de autorama, com 13 anos, com 14 anos já tinha uma feita de epilady. ( depilador elétrico) aos 16 havia reproduzido uma Spaulding Lightweight com a ajuda de uma amigo de minha família que era engenheiro, e já havia rabiscado as minhas duas canelas, um antebraço e já era apelidado de gibi pelos amigos da escola sempre testando as máquinas e tintas que achava. Dai a curiosidade por material de tattoo aflorava desde aquela época, principalmente porque a falta de produtos no mercado brasileiro nos levava a usar tintas de desenho e nanquim de varias cores, agulhas de costura e outras “gambiarras”. Acredito que esta carência ficou adormecida por alguns anos, durante o tempo que passei na faculdade, mas quando decidi me tornar um tatuador profissional e ter meu próprio estúdio, minha vontade de voltar a pesquisar, estudar e criar o meu próprio material, voltou a florescer, sendo que comecei a fabricar para mim mesmo , depois para amigos, depois amigos dos amigos e a coisa foi tomando um rumo no qual eu realmente não esperava que chegaria. Então acho que foi o destino que me levou a fazer o que faço hoje.
Sempre que ouvimos falar da Electric, ouvimos também falar da Unique. O que estas tintas tem em comum?
Os mesmos componentes, e a mesma forma de fabricação.
Como Você conheceu o Philip, fabricante das tintas Unique?
Isso é uma longa história.....
Vocês devem ser realmente grandes amigos já que ele te deu a fórmula de suas tintas. Que argumento você utilizou para convencê-lo a lhe dar a fórmula?
Quanto a amizade ele é um homem que admiro, e respeito, e que além de ter a minha amizade, terá a minha gratidão eterna. Na verdade eu não ganhei a formula, ele apenas me ensinou a pescar. Não deu o peixe pronto não. Tive que estudar e desenvolver a própria textura, e nuances de cor. Foi bastante estudo e força de vontade. Ele me ensinou apenas o básico e os caminhos a serem percorridos depois foram por minha conta.
Qual a maior diferença das tintas Electric Ink / Unique para as demais tintas do mercado?
As Unique e Electric Ink, são tintas a base dágua, ou seja, não contém polimeros, são de facil cicatrização e tem um resultado final mais brilhante, por carregarem maior quantidade de pigmentos em sua fórmula, mas sem deixarem de ser fluidas para facilitar a aplicação. e a experiência de mais de 25 anos no mercado de pigmentos de tatuagem.
A quanto tempo você vem desenvolvendo a Electric?
Bom, estudo sobre pigmentos a uns 5 anos mas com a Electric Ink mesmo a um ano e meio.
Quais as maiores dificuldades enfrentadas no processo de fabricação até agora para você?
O tempo de fabricação requer paciência, e a demanda do mercado foi grande desde o inicio da fabricação da tinta. Mas preferi manter a qualidade do que me prostituir e colocar no mercado uma quantidade enorme de pigmentos sem controle de qualidade que é exatamente o que eu não abro mão de ter.
As tintas Electric Ink possuem uma incontestável qualidade de cor. Existe algum cuidado especial para que o tatuador obtenha os melhores resultados ao aplicar?
Bom, principalmente durante os três primeiros meses, é imprescindível que a pele não seja de maneira alguma exposta a luz do sol. Quando digo de maneira alguma, estou falando sério. Pois a cicatrização total da pele leva ate três meses e neste processo a exposição ao sol de uma pele em regeneração seria bastante prejudicial, pra a própria pele em si. O brilho e qualidade das cores vai depender do cuidado que o cliente tem com sua tattoo no processo de cicatrização. A minha parte como fabricante de tintas é buscar o pigmento mais puro e resistente ao sol que se pode achar no mercado. Mas não depende só de mim, mas de uma conscientização por parte dos clientes e dos profissionais.
Qual a composição básica de suas tintas?
Água , humectante, conservante, estabilizante, pigmento.
Elas podem ser misturadas entre sí ou cortadas com diluente? Que diluente é recomendado para suas tintas?
Sim podem, são miscíveis entre sí com uma facilidade incrível, e pode ser utlilizada a glicerina 25 % com água destilada, 75% para “cortá-las “.
Sabemos que tintas para tatuagem nunca são totalmente seguras em relação à alergias ou complicações. Até que ponto o tatuador que utiliza suas tintas poderá ter tranqüilidade ao empregar a Electric nos seus procedimentos?
O uso dos pigmentos em todas as tintas que conheço são os mesmos, ou seja, mesma composição, somente mudando os fornecedores. Mas estou sempre buscando os melhores e mais puro pigmentos sem se importar com o custo, isso me ajuda a conseguir uma tinta de qualidade superior e inigualável perante as marcas existentes no mercado.
As tintas Electric Ink são fabricadas por você no Brasil, mas os pigmentos são importados. Como você pode manter um padrão de qualidade no processo de fabricação, garantindo que as tintas de um lote sejam as mesmas em lotes mais novos?
Usando sempre o mesmo fornecedor do pigmento, a tinta não tem como ser diferente devido ao controle na fabricação do mesmo.
Todos os pigmentos são escolhidos com muita atenção, depois testados, e a textura acertada. É a qualidade de cada pigmento que foi o quesito principal na escolha dos diferentes fornecedores, ou seja, acabei usando o que há de melhor de cada fabricante para conseguir as nuances que tenho hoje disponíveis, tendo agora somente que manter os mesmos fornecedores, e repetir o processo de fabricação.
Como empreendedor brasileiro, o que você acha da exploração do mercado nacional de pigmentos para tatuagem por terceiros que importam tintas de fora e embalam no país?
Realmente procuro fazer o meu trabalho e dar o melhor de mim em relação ao esforço para o aumento do nível da qualidade do produto nacional, isto inclui, pesquisa, investimento, pagamento integral de impostos, estar legalizado perante o Estado a Federação e todos os órgãos competentes a quem possa interessar. Acredito na seleção natural, tanto de um produto e sua qualidade, como das pessoas sérias que querem seguir os passos corretos visando não somente um lucro exorbitante, mas a contribuição social de um país que há muito está sendo explorado por povos do “1º mundo “ e o respeito ao profissional brasileiro que não tem as mesmas condições financeiras do que um profissional nos EUA ou nos paises da Europa, Japão, ETC...
Está havendo uma campanha para a regulamentação da tatuagem. No caso de uma regulamentação, você acha que o brasileiro dará maior atenção à indústria nacional ou continuará com a falsa impressão que o importado é melhor?
Acredito que será natural e em doses homeopáticas, a volta da confiança do profissional brasileiro nos produtos feitos aqui, principalmente pelo aumento de informação, e recursos, pois antigamente a falta de experiência na fabricação de materiais e os poucos recurso dos empreendedores da época causaram esta desconfiança. Não acho que foi proposital, mas acredito que foi cultural, pois a tatuagem no Brasil ainda é muito nova, em relação a antiga tradição de certos paises perante esta arte.
Já existe algum sistema de suporte ao consumidor como um SAC?
Sim. Damos todo o suporte e tiramos todas as dúvidas dos consumidores através do correio eletrônico.
Como funciona o pós venda da fábrica ao revendedor ou ao consumidor final dos seus produtos?
Está sendo criado um faq de perguntas e respostas mais freqüentes para os tatuadores, sendo que além disto, estou à disposição para tentar resolver todas as duvidas inerentes as Electric Ink.
Como serão comercializadas as tintas a partir de agora? Vocês irão vender diretamente ao consumidor ou apenas fornecer a distribuidores autorizados?
Realmente esta questão eu preciso estudar, pois o aumento da procura foi muito grande tomando meu tempo integralmente, me impedindo de realizar muitos dos meus objetivos na minha vida pessoal, e profissional., Mas creio que estarei lutando para que isso aconteça o mais breve possível, para que revendedores competentes possam facilitar o acesso do artista ao produto, aliando a qualidade inigualável, a um preço mais justo, que o praticado hoje por revendedores de produtos importados.
A política de preços praticada por você é bem agressiva. Por que os seus pigmentos são vendidos a preços abaixo dos pigmentos tradicionais encontrados no mercado?
Creio que não seja agressiva, só não é abusiva.
Qual a gama de cores das tintas e quais, na sua opinião, tem feito mais sucesso?
Até agora são 50 cores mas pretendo chegar a 70. Acredito que há possibilidades de se criar mais nuances dentro em breve. Sinceramente gosto de todas as cores.
A tatuagem, queiramos ou não, é preconceituosa com as pessoas de pele negra. A Electric Ink possui cores que se destacam bem em peles escuras?
O vermelho, laranja, e preto são cores que se destacam bem na pele negra. Mas as cores claras são mais dificeis de se destacarem, justamente pela maior quantidade de melanina que a pele negra tem em relação a ´peles mais claras
Boa parte dos pigmentos atualmente encontrados no mercado, possuem cores fortes quando aplicados mas com o passar do tempo tendem a escurecer, principalmente por causa da exposição ao sol. Os pigmentos Electric Ink possuem algum fator que dê mais durabilidade à tatuagem cicatrizada que se expõe ao sol?
A qualidade do pigmento usados .
Suas tintas estão sendo muito bem comentadas por tatuadores de peso como Maurício Teodoro, Mordenti, Carlos Cabral, Kabut, Cigano, entre muitos outros. O que significa para você este reconhecimento?
Não gostaria de entrar neste mérito pois acredito que o próprio produto é aceito por sua qualidade, e não quero usar a imagem de nenhum destes excelentes artistas senão a sua própria indicação pessoal, se acharem que mereço.... Respeito muito todos estes profissionais citados, então é claro que fico honrado, e isso me incentiva ainda mais a procurar sempre o melhor em tudo que me proponho a fazer.
Suas tintas já foram testadas por profissionais do exterior? Quais tatuadores e suas impressões sobre a Electric?
Sim, mas novamente não gostaria de citar nomes.
Existe alguma pretensão em estar lançando suas tintas no mercado externo?
Acho que é o próximo passo após a solidificação delas no mercado nacional.
Qual a reação da concorrência interna e externa em relação à sua entrada no mercado de pigmentos?
Já ouvi comentários de revendedores meus de que alguns revendedores de produtos importados tentavam difamar as Electric Ink , por uma brecha em relação a um equivoco ocorrido no lote 008 com a cor laranja, falando que todas as cores da mesma causava alergia em todos os clientes.
Mas acho que difamação é falta de competência, então não dou troco na mesma moeda, somente faço o meu trabalho com mais garra.
Suas considerações finais.
Creio piamente que um produto que é usado a mais de 25 anos nos Estados Unidos, Europa, Japão, Canadá, Suíça, e Austrália, como as Unique, sendo considerado um dos pigmentos mais seguros utilizados até hoje, veio para o brasil para ficar. Não importando o que seja necessário fazer para que seja reconhecido pelos órgãos competentes e pelos profissionais que se dispuserem a acreditar no meu trabalho e me derem uma chance de mostrar que nós brasileiros somos capazes de produzir algo legitimo e que não nos deixe reféns de produtos importados, muitas vezes sem procedência, nem qualidade e na maioria das vezes com preços exorbitantes.
Sueco vende espaço publicitario em forma de tatuagem
Ainda é possível analisar o corpo de Airosa para escolher com precisão o espaço que mais aprouver como peça de divulgação. "A idéia é dar a empresas ou outros interessados a oportunidade de tatuar meu corpo. Este é o primeiro passo para que eu me torne a primeira peça publicitária viva", diz.
Condições – Uma das condições para a veiculação de propaganda no corpo do sueco é comprar um espaço mínimo de 4 centímetros quadrados. Apesar de não haver limitação quanto ao tamanho do anúncio, algumas áreas do corpo não estão disponíveis para venda. "Pés, mãos e rosto estão fora de cogitação", informa.
Airosa também informa que não se obriga a ressarcir o anunciante caso se machuque ou venha a ter cicatrizes no local comprado. Aqueles que adquirirem um pedacinho de Airosa também terão seus anúncios divulgados em sua página na internet.
A Flor de Lotus, significado
A Lótus se voltava para o leste ao nascer e por isto era considerada sagrada, pois sempre prestava honras ao nascer do sol. Símbolizava o Baixo-Egito e constantemente eram retratadas suas folhas emaranhadas com o símbolo do Alto-Egito, os papiros, nas artes egípcias. Simbolizava-se assim a união das duas terras.
A Lótus simboliza também a morte e ressurreição de Osíris, sendo atribuída também o significado de "renascimento". A citação: "Transforma a ti mesmo num lótus e terás a promessa de ressurreição" é mencionada no "Livro dos Mortos" juntamente com a Lótus. Ao anoitecer a Lótus, ou nenufar, submerge no rio. Ao nascer do dia a flor emerge e novamente floresce. Por isto, simboliza também a criação e o sol.
A Flor de Lótus é constantemente usada em homenagens nas tatuagens. Se você tem uma tatuagem de Flor de Lótus com uma história interessante, participe do quadro Minha Tattoo.
Horizonte Tattoo
Chega a BH a primeira revista de Tatuagem e Piercing: Horizonte Tattoo.
O principal objetivo da revista é divulgar estúdios de tatuagem que muitas vezes não têem espaço na mídia e criar uma alternativa para o público ter um maior acesso aos tatuadores profissionais de Belo Horizonte.
Cada publicação da reviata terá uma matéria com assuntos relacionados à tattoo e uma entrevista com personalidades da área e várias páginas que com trabalhos dos profissionais e body pirceres de Belo Horizonte..
Na primeira edição apresentaremos um pouco a cerca da origem e da história da tattoo, com destaque aos pontos referentes à arte é milenar. O entrevistado da primeira edição é o Sufá Tattoo, há mais de doze anos trabalhando como tatuador.
Ana Paula - ENTREVISTA
Dona de uma personalidade forte, com 80% do corpo tatuado e sem papas na língua, esta escorpiniana é presença fácil nas noites de Belo Horizonte.
Sua figura marcante que hora agride os puritanos, hora fascina os de mente aberta, provoca as mais diversas reações por onde passa.
Aos que não a conhecem à primeira vista, sua imagem pode parecer agressiva, mas quando se tem a oportunidade de melhor lhe observar, descobrimos que por traz da mulher gerreira, tem uma menina tímida.
Ana Paula, ou Annie Paul como é chamada, é esta mistura de pureza e caos. Uma pessoa ímpar que aqui você poderá começar a conhecer.
Ana, quando você se interessou pelo diferente?
Ainda criança eu costumava ficar fascinada com tudo que era exótico, diferente, principalmente se o exótico era preto.
Desde os 12 anos que me identifiquei com o lado obscuro das coisas e a cor preta me chamava muito a atenção.
A partir daí meu vestuário foi se tornando cada vez mais preto até que aos 13 anos só usava esta cor.
Não digo realmente que me interesso pelo diferente em sí, mas no que representam as atitudes.
Eu particularmente uso o preto porque em primeiro lugar é a cor que mais gosto, em segundo lugar porque representa o lado obscuro que me atrai e em terceiro, claro, porque amo o Heavy Metal.
Suas tatuagens em geral possuem temas relacionados ao paganismo e seres infernais. Porque aderiu a estes motivos?
Acredito que a tatuagem deva expressar os verdadeiros sentimentos de quem a utiliza e no meu caso, exteriorizo em meu corpo minha total apatia em relação à bondade humana. Gostaria de tatuar flores e pássaros coloridos se percebece alguma possibilidade do ser humano ser diferente para com seu planeta, para com seu próximo.
Ao contrário, à cada dia só vejo aumentar as injustiças e a imundície que aflora em todo campo político e social deste país e porque não, deste mundo.
As minhas tatuagens obscuras representam esta visão política e meu corpo pode ser então, o modo que encontrei para demonstrar toda minha indignação quanto a isto.
Sua visão política é impressionante. De onde vem estas certezas?
Pode parecer um tanto demagôgo dizer isto, mas de minha família mesmo.
Meu pai é uma pessoa de mente muito aberta e com uma visão crítica do mundo que me marcou muito e talvez seja o meu maior exemplo de luta contra os preconceitos. Ao contrário, minha mãe é uma pessoa totalmente religiosa, quase uma beata, que sempre quiz me impor suas crenças advindas de gerações de católicos praticantes. Convivi diariamente na minha infância com este paradoxo e de alguma forma isto me abriu a mente para as realidades do mundo. Se hoje tenho uma visão da realidade de como o mundo se transformou numa caixa de pólvora pronta para explodir, é porque desde cedo tive a oportunidade de enxergar o lado da consciência livre e também da tolida pela crença.
Seus pais. Como encaram sua postura e principalmente seu visual?
Meu pai apesar de preferir que eu fosse uma menina digamos "normal" como qualquer pai cuidadoso, encara numa boa minha iniciativa de tentar ser eu mesma. Ele não me critica por ter um visual diferente e apóia minhas idéias e a profissão que escolhi. Já minha mãe, como não poderia deixar de ser, não aceita minha postura em relação a religião, as roupas que visto e nem de longe acredita que o body piercing é uma profissão de verdade. Para ela eu vivo num mundo de fantasias e que um dia vou acordar e rezar uma novena com ela.
Além de filha você também é mãe. Conte um pouco sobre isto.
Sim. É verdade. Tenho uma filha de 4 anos, razão da minha vida. Hoje como mãe eu até entendo o que a minha deseja para mim. Mas sei também que minha filha terá o direito sagrado de escolher seu próprio destino e não quero para ela um futuro de mentiras. Hoje em dia as crianças, desde muito cedo, recebem todo tipo de imformação precocemente e entendem muito bem o que acontece ao seu redor.
Procuro mostar para a Ághata que ser uma menina legal é saber respeitar para ser respeitada. E isto eu acredito, é o maior preceito que um pai pode passar para seu filho. Com a maternidade aprendemos que existe um vínculo muito forte entre os seres humanos e minha filha veio para me trazer esta esperança de que ainda poderá haver um mundo melhor desde que as crianças de hoje sejam preparadas para a realidade global e não apenas para seguir dogmas a muito falidos.
No meio adolescente você é idolatrada. Você acha que está influenciando a juventude com seu modo de ser e agir?
Acredito que a mídia influencia as pessoas. O indivíduo quase não tem este poder. Quando uma menina de 14 anos chega perto de mim e me pede um autógrafo, muitas vezes não sabe quem eu sou mas vê em mim um espelho daquilo que indiretamente a estão transformando. Acho triste saber que as criancas de hoje não são preparadas para entender seu tempo e por isto, muitas vezes na forma de rebeldia tentam ser diferentes e agir nem sempre da forma que se esperaria, para demonstar que existe além de um filho cujas responsabilidades são enormes para sua idade, uma pessoa com sentimentos, alegrias e tristezas, cheias de vontade de ser algo na vida mas que sempre batem com o problema da imposição familiar. Se amanhã surgirem centenas de novas Ana Paulas por aí, não atribuam a mim a responsabilidade, mas sim ao simples fato de a própria sociedade estar criando uma nova geração de céticos que não acreditam e não querem seguir os pseudo-valores impostos pela manipulação de massa.
Quando e como você comecou a colocar piercing?
Profissionalmente a 9 anos atrás quando completei 18 anos, época que fui trabalhar no Exotic Estúdio do Magrão na Savassi, mas desde os 13 anos já gostava de me perfurar. Meus primeiros piercings eu mesma apliquei em mim e meu primeiro furo foi um piercing no nariz. Segui lotando as orelhas, perfurando a lingua, supercílio e o umbigo.
Não digo de forma alguma que outras pessoas tentem fazer o mesmo. Pois antes de me perfurar sozinha já tinha tido a oportunidade de conversar com profissionais e buscar toda informação sobre estes procedimentos. Hoje em dia as pessoas vão fazer seu piercing e nem sequer procuram saber sobre a procedencia da jóia, as complicações decorrentes do uso indevido, dos riscos para a saúde, etc... e isto é uma questão que deve ser muito bem observada.
Por sorte à medida em que o piercing se populariza, está havendo também uma grande campanha para a conscientização sobre os riscos da prática nos meios de comunicação e até mesmo entre os adolescenters que já estão criando um senso crítico mais apurado em relação às questões de saúde como no caso da Aids.
E suas tatuagens. Quando fez sua primeira?
Aos 18 anos com o André Tattoo do New Look. Não tinha me tatuado ainda pois meus pais proibiam que eu me tatuasse enquanto menor de idade, mas como não podia deixar de ser, assim que completei a maioridade realizei meu sonho de possuir uma tattoo. Hoje em dia tenho quase 80% do corpo tatuado e ainda pretendo fazer mais algumas... Acho que ainda tem muito espaço (brinca).
Você que já está no meio profissional a quase dez anos, dever ser muito perguntada se tatua. Realmente isto acontece?
Sim. E como. Tenho muitos clientes de piercing que sempre dizem que se eu fosse tatuadora iriam fazer comigo. Na verdade eu já andei namorando a tatuagem. Possuo um material básico que estou utilizando para dar minhas primeiras agulhasdas. Tenho treinado um pouco e estou amando esta possibilidade de extender meu conhecimento dentro daquilo que amo.
A tatuagem é muito técnica.
Tenho acompanhado em meu prórpio corpo a diferença do trabalho de um profissional para outro no tocante à técnicas de aplicação, maior ou menor gráu de sofrimento nas seções, etc... Acho que isto vai me ajudar muito pois tenho mais de 300 horas de tatuagem em meu corpo e isto realmente faz alguma diferença.
Por outro lado, eu tenho plena consciência do que a tatuagem representa, e não vou sair por aí estragando peles. Pretendo fazer um bom curso de tatuagem e praticar muito e muito em pele de porco, pele artificial, etc.. até me sentir totalmente segura e começar a praticar em pele humana.
Hoje em dia com a facilidade de acesso a materiais, onde se encontra kit de tatuagem até por R$200,00 dava para prever que o nível da tatuagem estaria comprometido devido ao despereparo daqueles que começam comprando um kit e saem por aí ganhando dinheiro fácil de pessoas desavisadas.
Se um dia me tornar tatuadora, pode ter certeza, que foi depois de ter estudado muito. E disto não abro mão.
Qual o seu estilo preferido?
Tanto para me tatuar, quanto para tatuar os outros, prefiro o Black and Gray. Realmente o que mais gosto são trabalhos em preto e cinza. Gosto de desenhos bem sombreados com temas sinistros e nesta linha me identifico muito com o trabalho do Paul Booth que com certeza será uma das minhas inspirações para trilhar meu caminho na tatuagem.
Cite um tatuador brasileiro que você também admira.
Carlos Cabral. Este cara tem uma técnica que me impressiona.
Tatuagens e piercings ja foram taxados muito negativamente. Você sofre ou já sofreu preconceito?
Antigamente era bem pior. Pessoas sem informação te atacavam simplesmente por não aceitar uma nova questão estética. Tatuados e piercerizados eram taxados como marginais, gente que não presta, normalmente associados às drogas ou ao crime.
Hoje, diante da grande exposição que a mídia faz diariamente de famosos tatuados ou com piercing, quando debatem o comportamento em rede nacional ou entrevistam profissionais sobre o tema ou mesmo ao brir um salgadinho, encontramos tatuagens para crianças, temos uma maior abertura na consciência das pessoas e gradativamente o piercing e a tatuagem vem adquirindo status aceitável dentro da sociedade.
A discriminação ainda existe e forte. Mas eu sou uma profissional da área e exigo respeito. Quem não gostar do meu visual que mude de mesa ou atravesse a calçada. Eu não vou me abater por saber que quem me discrimina não sabe quem eu sou.
Como é para você expor-se em público?
Pode não parecer mas eu tenho realmente um problema com isto. Sou tatuada e ponto final. Eu gosto de mim assim e não me acho anormal. As pessoas ao contrário quando me vêem pela primeira vez se assustam ou ficam muito curiosas e eu não gosto disto. Sou uma pessoa, pode não parecer, extremamente tímida, e o olhar de curiosidade ou reprovação das pessoas me incomoda um pouco, por isto evito frequentar locais onde eu seja a atração, como uma aberração de circo. Sou uma mulher normal, com sentimentos normais e desejos também normais. Não vivo e não prego o preconceito e não gosto de ver pessoas sendo discriminadas. Seja por sua cor, seja por sua crença seja por sua postura diante da sociedade. Acredito que todas as pessoas são livres para se expressarem e meu visual é apenas isto: uma forma de expressão. Mas não aceito de ultrapassem o limite de minha individualidade e muito menos que me vejam como alguém diferente, por mais que possa parecer.
Aonde a tattoo dói mais
Política de Privacidade
Este site pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador.
Os cookies que são utilizados neste site podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em
tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador.
Usuário tem a possibilidade de configurar seu navegador para ser avisado, na tela do computador, sobre a recepção dos cookies e para impedir a sua instalação no disco rígido. As informações pertinentes a esta configuração estão disponíveis em instruções e manuais do próprio navegador.
Tatuagem x Dor nas Mulheres
Muitas vezes os profissionais da tatuagem e do piercing ouvem de suas clientes que naquele dia o procedimento doeu mais que nas outras vezes.
Estas reclamações, comuns nos estúdios, muitas vezes podem estar relacionadas ao ciclo menstrual da paciente que nestes períodos estão mais suceptíveis à dor do que nos períodos neutros dos ciclos.
Nas vésperas da ovulação a mulher normalmente poderá apresentar alguns dos sintomas que variam entre a simples alteração de humor a graves crises de dor abdominal conhecida como Dismenorréia.
Existem dois tipos de dismenorréia. Cólicas menstruais primárias não possuem causa orgânica ou física. Cólicas secundárias possuem causa orgânica definida ou causa relacionada com aquilo que está ocorrendo com o corpo.
A dor menstrual está relacionada com a ovulação. Mulheres que ovulam produzem um ovo para concepção. Também produzem o hormônio progesterona. Esta produz níveis elevados de outra substância química, as prostaglandinas. As prostaglandinas provocam contrações musculares e cólicas. Mulheres que apresentam dismenorréia também têm níveis mais elevados de prostaglandinas.
A causa da dismenorréia primária é desconhecida. Sabe-se que níveis elevados de prostaglandinas representam uma causa química da dor. Na dismenorréia secundária podemos ter problemas físicos ou anatômicos. Esses incluem:
Endometriose, na qual o tecido do endométrio, que preenche a cavidade uterina, aparece em outras regiões da cavidade pélvica, doença inflamatória pélvica (DIP), cistos ovarianos, presença de dispositivos intrauterinos DIU), adenomiose ou crescimento do revestimento uterino para dentro da musculatura uterina, fibróides uterinos, aderências pélvicas, tecido cicatricial devido a cirurgias anteriores, fatores emocionais e psicológicos, especialmente em adolescentes, interrupção de contraceptivos orais, síndrome do estresse pré menstrual.
Neste período poderá apresentar entre outros, os seguintes quadros:
Irritabilidade (nervosismo), Ansiedade (alteração do humor com sentimentos de hostilidade e raiva), Depressão (com sensação de desvalia, distúrbio do sono, dificuldade de concentração)Cefaléia (dor de cabeça), Mastalgia (dor ou aumento da sensibilidade das mamas), Retenção de líquidos (inchaço ou dor nas pernas),
Sensibilidade no baixo ventre
Cansaço
Buscando aliviar o sofrimento das pacientes estamos disponibilizando no site uma ferramenta que simula o período menstrual, mais propenso a aumentar a sensibilidade em procedimentos de tatuagem e esperamos que seja útil para você.
Outra ferramenta que poderá lhe auxiliar a escolher o melhor período para realizar sua tatuagem é o Biorritmo...
Quase tudo o que acontece na natureza é periódico. Somos influenciados pelas mudanças cíclicas das estações do ano, pelas fases da Lua, pela alternância do dia e da noite, etc. e os setores de nossa vida acabam sendo influenciados por esses ritmos.
Cientistas descobriram períodos cíclicos no corpo humano e os denominaram biorritmos.
Estes ciclos podem influenciar a força física, a coordenação motora, a resistência às enfermidades, a estabilidade mental, os humores, o pensamento lógico, o aprendizado, etc.
Os biorritmos vão mostrar as suas reais capacidades - positivas ou negativas - relativas a esses assuntos ao longo do mês.
São quatro os ciclos de biorritmo conhecidos:
Ciclo Duração Tem Correspondência com:
Físico 23 dias Força física, disposição, coordenação motora, vontade, resistência às doenças e às dores
Emocional 28 dias Criatividade, estabilidade mental, humores, sensibilidade emocional
Intelectual 33 dias Habilidade para aprender, pensamento analítico, lógica, memória, tomada de decisão
Instintivo 38 dias Instinto e percepção inconsciente
Cada um destes ciclos tem o seu ponto de partida no instante em que a pessoa nasce.
Neste exato momento, iniciam-se todos os seus ciclos biorrítmicos.
FASE POSITIVA ( + )
Inicia-se no nível zero ( 0 ), subindo até o ponto máximo do gráfico,
para em seguida descer até o nível zero novamente.
Durante toda a trajetória em que a linha colorida permanece acima do nível zero
é considerada a Fase Positiva do ciclo representado por essa linha.
Durante esta fase as habilidades associadas com esse ciclo estão altas.
FASE NEGATIVA ( - )
Inicia-se no nível zero ( 0 ), descendo até o ponto mínimo do gráfico,
para em seguida subir até o nível zero novamente.
Durante toda a trajetória em que a linha colorida permanece abaixo do nível zero
é considerada a Fase Negativa do ciclo representado por essa linha.
Durante esta fase, as habilidades associadas com esse ciclo estão diminuídas.
DIA CRÍTICO
Toda vez que um linha colorida cruza o nível zero no sentido descendente diz-se que aquele é um Dia Crítico.
As habilidades associadas com o ciclo são instáveis nesse dia, e você deverá tomar maiores cuidados.
Isto se justifica pois o ciclo está mudando de sua Fase Positiva para a Fase Negativa.
No gráfico, o Dia Crítico está representado por um quadrado vermelho desenhado abaixo da coluna do dia do mês.
DIA SEMI-CRÍTICO
Quando a linha colorida estiver cruzando o nível zero no sentido ascendente, diz-se que aquele é um Dia Semi-Crítico.
Quando o dia é Semi-Critico acontece a mesma instabilidade ocorrida em Dia Crítico, porém com menor intensidade, já que está havendo uma mudança de sua Fase Negativa para a Fase Positiva do ciclo.
No gráfico, o Dia Semi-Crítico está representado por um quadrado azul desenhado abaixo da coluna do dia do mês.
Referencia: Agenda da Saúde / Pseudo Psicologia
Paulo Fernando - ENTREVISTA
Paulo Fernando, você está lançando no Brasil as Tintas Electric Ink. Conte-nos o que o levou a começar a fabricar estas tintas.
sempre gostei de fabricar e desenvolver qualquer coisa relacionada a tatuagem.
Fiz a minha primeira tattoo em Vitória no Espírito Santo com um tatuador chamado Tyrone, com a compania de meu pai que me levou e acompanhou a tattoo que era um pequeno cavalo marinho que fiz nas costas. A partir daí, construí minha primeira máquina com motor de carrinho de autorama, com 13 anos, com 14 anos já tinha uma feita de epilady. ( depilador elétrico) aos 16 havia reproduzido uma Spaulding Lightweight com a ajuda de uma amigo de minha família que era engenheiro, e já havia rabiscado as minhas duas canelas, um antebraço e já era apelidado de gibi pelos amigos da escola sempre testando as máquinas e tintas que achava. Dai a curiosidade por material de tattoo aflorava desde aquela época, principalmente porque a falta de produtos no mercado brasileiro nos levava a usar tintas de desenho e nanquim de varias cores, agulhas de costura e outras “gambiarras”. Acredito que esta carência ficou adormecida por alguns anos, durante o tempo que passei na faculdade, mas quando decidi me tornar um tatuador profissional e ter meu próprio estúdio, minha vontade de voltar a pesquisar, estudar e criar o meu próprio material, voltou a florescer, sendo que comecei a fabricar para mim mesmo , depois para amigos, depois amigos dos amigos e a coisa foi tomando um rumo no qual eu realmente não esperava que chegaria. Então acho que foi o destino que me levou a fazer o que faço hoje.
Sempre que ouvimos falar da Electric, ouvimos também falar da Unique. O que estas tintas tem em comum?
Os mesmos componentes, e a mesma forma de fabricação.
Como Você conheceu o Philip, fabricante das tintas Unique?
Isso é uma longa história.....
Vocês devem ser realmente grandes amigos já que ele te deu a fórmula de suas tintas. Que argumento você utilizou para convencê-lo a lhe dar a fórmula?
Quanto a amizade ele é um homem que admiro, e respeito, e que além de ter a minha amizade, terá a minha gratidão eterna. Na verdade eu não ganhei a formula, ele apenas me ensinou a pescar. Não deu o peixe pronto não. Tive que estudar e desenvolver a própria textura, e nuances de cor. Foi bastante estudo e força de vontade. Ele me ensinou apenas o básico e os caminhos a serem percorridos depois foram por minha conta.
Qual a maior diferença das tintas Electric Ink / Unique para as demais tintas do mercado?
As Unique e Electric Ink, são tintas a base dágua, ou seja, não contém polimeros, são de facil cicatrização e tem um resultado final mais brilhante, por carregarem maior quantidade de pigmentos em sua fórmula, mas sem deixarem de ser fluidas para facilitar a aplicação. e a experiência de mais de 25 anos no mercado de pigmentos de tatuagem.
A quanto tempo você vem desenvolvendo a Electric?
Bom, estudo sobre pigmentos a uns 5 anos mas com a Electric Ink mesmo a um ano e meio.
Quais as maiores dificuldades enfrentadas no processo de fabricação até agora para você?
O tempo de fabricação requer paciência, e a demanda do mercado foi grande desde o inicio da fabricação da tinta. Mas preferi manter a qualidade do que me prostituir e colocar no mercado uma quantidade enorme de pigmentos sem controle de qualidade que é exatamente o que eu não abro mão de ter.
As tintas Electric Ink possuem uma incontestável qualidade de cor. Existe algum cuidado especial para que o tatuador obtenha os melhores resultados ao aplicar?
Bom, principalmente durante os três primeiros meses, é imprescindível que a pele não seja de maneira alguma exposta a luz do sol. Quando digo de maneira alguma, estou falando sério. Pois a cicatrização total da pele leva ate três meses e neste processo a exposição ao sol de uma pele em regeneração seria bastante prejudicial, pra a própria pele em si. O brilho e qualidade das cores vai depender do cuidado que o cliente tem com sua tattoo no processo de cicatrização. A minha parte como fabricante de tintas é buscar o pigmento mais puro e resistente ao sol que se pode achar no mercado. Mas não depende só de mim, mas de uma conscientização por parte dos clientes e dos profissionais.
Qual a composição básica de suas tintas?
Água , humectante, conservante, estabilizante, pigmento.
Elas podem ser misturadas entre sí ou cortadas com diluente? Que diluente é recomendado para suas tintas?
Sim podem, são miscíveis entre sí com uma facilidade incrível, e pode ser utlilizada a glicerina 25 % com água destilada, 75% para “cortá-las “.
Sabemos que tintas para tatuagem nunca são totalmente seguras em relação à alergias ou complicações. Até que ponto o tatuador que utiliza suas tintas poderá ter tranqüilidade ao empregar a Electric nos seus procedimentos?
O uso dos pigmentos em todas as tintas que conheço são os mesmos, ou seja, mesma composição, somente mudando os fornecedores. Mas estou sempre buscando os melhores e mais puro pigmentos sem se importar com o custo, isso me ajuda a conseguir uma tinta de qualidade superior e inigualável perante as marcas existentes no mercado.
As tintas Electric Ink são fabricadas por você no Brasil, mas os pigmentos são importados. Como você pode manter um padrão de qualidade no processo de fabricação, garantindo que as tintas de um lote sejam as mesmas em lotes mais novos?
Usando sempre o mesmo fornecedor do pigmento, a tinta não tem como ser diferente devido ao controle na fabricação do mesmo.
Todos os pigmentos são escolhidos com muita atenção, depois testados, e a textura acertada. É a qualidade de cada pigmento que foi o quesito principal na escolha dos diferentes fornecedores, ou seja, acabei usando o que há de melhor de cada fabricante para conseguir as nuances que tenho hoje disponíveis, tendo agora somente que manter os mesmos fornecedores, e repetir o processo de fabricação.
Como empreendedor brasileiro, o que você acha da exploração do mercado nacional de pigmentos para tatuagem por terceiros que importam tintas de fora e embalam no país?
Realmente procuro fazer o meu trabalho e dar o melhor de mim em relação ao esforço para o aumento do nível da qualidade do produto nacional, isto inclui, pesquisa, investimento, pagamento integral de impostos, estar legalizado perante o Estado a Federação e todos os órgãos competentes a quem possa interessar. Acredito na seleção natural, tanto de um produto e sua qualidade, como das pessoas sérias que querem seguir os passos corretos visando não somente um lucro exorbitante, mas a contribuição social de um país que há muito está sendo explorado por povos do “1º mundo “ e o respeito ao profissional brasileiro que não tem as mesmas condições financeiras do que um profissional nos EUA ou nos paises da Europa, Japão, ETC...
Está havendo uma campanha para a regulamentação da tatuagem. No caso de uma regulamentação, você acha que o brasileiro dará maior atenção à indústria nacional ou continuará com a falsa impressão que o importado é melhor?
Acredito que será natural e em doses homeopáticas, a volta da confiança do profissional brasileiro nos produtos feitos aqui, principalmente pelo aumento de informação, e recursos, pois antigamente a falta de experiência na fabricação de materiais e os poucos recurso dos empreendedores da época causaram esta desconfiança. Não acho que foi proposital, mas acredito que foi cultural, pois a tatuagem no Brasil ainda é muito nova, em relação a antiga tradição de certos paises perante esta arte.
Já existe algum sistema de suporte ao consumidor como um SAC?
Sim. Damos todo o suporte e tiramos todas as dúvidas dos consumidores através do correio eletrônico.
Como funciona o pós venda da fábrica ao revendedor ou ao consumidor final dos seus produtos?
Está sendo criado um faq de perguntas e respostas mais freqüentes para os tatuadores, sendo que além disto, estou à disposição para tentar resolver todas as duvidas inerentes as Electric Ink.
Como serão comercializadas as tintas a partir de agora? Vocês irão vender diretamente ao consumidor ou apenas fornecer a distribuidores autorizados?
Realmente esta questão eu preciso estudar, pois o aumento da procura foi muito grande tomando meu tempo integralmente, me impedindo de realizar muitos dos meus objetivos na minha vida pessoal, e profissional., Mas creio que estarei lutando para que isso aconteça o mais breve possível, para que revendedores competentes possam facilitar o acesso do artista ao produto, aliando a qualidade inigualável, a um preço mais justo, que o praticado hoje por revendedores de produtos importados.
A política de preços praticada por você é bem agressiva. Por que os seus pigmentos são vendidos a preços abaixo dos pigmentos tradicionais encontrados no mercado?
Creio que não seja agressiva, só não é abusiva.
Qual a gama de cores das tintas e quais, na sua opinião, tem feito mais sucesso?
Até agora são 50 cores mas pretendo chegar a 70. Acredito que há possibilidades de se criar mais nuances dentro em breve. Sinceramente gosto de todas as cores.
A tatuagem, queiramos ou não, é preconceituosa com as pessoas de pele negra. A Electric Ink possui cores que se destacam bem em peles escuras?
O vermelho, laranja, e preto são cores que se destacam bem na pele negra. Mas as cores claras são mais dificeis de se destacarem, justamente pela maior quantidade de melanina que a pele negra tem em relação a ´peles mais claras
Boa parte dos pigmentos atualmente encontrados no mercado, possuem cores fortes quando aplicados mas com o passar do tempo tendem a escurecer, principalmente por causa da exposição ao sol. Os pigmentos Electric Ink possuem algum fator que dê mais durabilidade à tatuagem cicatrizada que se expõe ao sol?
A qualidade do pigmento usados .
Suas tintas estão sendo muito bem comentadas por tatuadores de peso como Maurício Teodoro, Mordenti, Carlos Cabral, Kabut, Cigano, entre muitos outros. O que significa para você este reconhecimento?
Não gostaria de entrar neste mérito pois acredito que o próprio produto é aceito por sua qualidade, e não quero usar a imagem de nenhum destes excelentes artistas senão a sua própria indicação pessoal, se acharem que mereço.... Respeito muito todos estes profissionais citados, então é claro que fico honrado, e isso me incentiva ainda mais a procurar sempre o melhor em tudo que me proponho a fazer.
Suas tintas já foram testadas por profissionais do exterior? Quais tatuadores e suas impressões sobre a Electric?
Sim, mas novamente não gostaria de citar nomes.
Existe alguma pretensão em estar lançando suas tintas no mercado externo?
Acho que é o próximo passo após a solidificação delas no mercado nacional.
Qual a reação da concorrência interna e externa em relação à sua entrada no mercado de pigmentos?
Já ouvi comentários de revendedores meus de que alguns revendedores de produtos importados tentavam difamar as Electric Ink , por uma brecha em relação a um equivoco ocorrido no lote 008 com a cor laranja, falando que todas as cores da mesma causava alergia em todos os clientes.
Mas acho que difamação é falta de competência, então não dou troco na mesma moeda, somente faço o meu trabalho com mais garra.
Suas considerações finais.
Creio piamente que um produto que é usado a mais de 25 anos nos Estados Unidos, Europa, Japão, Canadá, Suíça, e Austrália, como as Unique, sendo considerado um dos pigmentos mais seguros utilizados até hoje, veio para o brasil para ficar. Não importando o que seja necessário fazer para que seja reconhecido pelos órgãos competentes e pelos profissionais que se dispuserem a acreditar no meu trabalho e me derem uma chance de mostrar que nós brasileiros somos capazes de produzir algo legitimo e que não nos deixe reféns de produtos importados, muitas vezes sem procedência, nem qualidade e na maioria das vezes com preços exorbitantes.
Sueco vende espaço publicitario em forma de tatuagem
Ainda é possível analisar o corpo de Airosa para escolher com precisão o espaço que mais aprouver como peça de divulgação. "A idéia é dar a empresas ou outros interessados a oportunidade de tatuar meu corpo. Este é o primeiro passo para que eu me torne a primeira peça publicitária viva", diz.
Condições – Uma das condições para a veiculação de propaganda no corpo do sueco é comprar um espaço mínimo de 4 centímetros quadrados. Apesar de não haver limitação quanto ao tamanho do anúncio, algumas áreas do corpo não estão disponíveis para venda. "Pés, mãos e rosto estão fora de cogitação", informa.
Airosa também informa que não se obriga a ressarcir o anunciante caso se machuque ou venha a ter cicatrizes no local comprado. Aqueles que adquirirem um pedacinho de Airosa também terão seus anúncios divulgados em sua página na internet.
A Flor de Lotus, significado
A Lótus se voltava para o leste ao nascer e por isto era considerada sagrada, pois sempre prestava honras ao nascer do sol. Símbolizava o Baixo-Egito e constantemente eram retratadas suas folhas emaranhadas com o símbolo do Alto-Egito, os papiros, nas artes egípcias. Simbolizava-se assim a união das duas terras.
A Lótus simboliza também a morte e ressurreição de Osíris, sendo atribuída também o significado de "renascimento". A citação: "Transforma a ti mesmo num lótus e terás a promessa de ressurreição" é mencionada no "Livro dos Mortos" juntamente com a Lótus. Ao anoitecer a Lótus, ou nenufar, submerge no rio. Ao nascer do dia a flor emerge e novamente floresce. Por isto, simboliza também a criação e o sol.
A Flor de Lótus é constantemente usada em homenagens nas tatuagens. Se você tem uma tatuagem de Flor de Lótus com uma história interessante, participe do quadro Minha Tattoo.